Marcadores

domingo, 20 de maio de 2018

Porque prefiro jogar RPG japoneses ao invés de Ocidentais


Games de RPG são muito diferentes entre si, com uma grande variação de estilo, chegando ao ponto da diferença ser tão grande em alguns jogos, que fazem os jogadores se perguntarem se tal game realmente é um RPG, a série Zelda seria um grande exemplo disso, afinal Zelda é ou não PRG? Mas deixando de lado essa questão vamos focar no assunto desse post. Porque RPG japoneses são os meus preferidos, não que eu não goste dos games americanos, sou muito fã de Fallout, Skyrim entre outros, mas vou apresentar os meus pontos, não estou dizendo que os RPG japoneses sejam melhores apenas são os meus preferidos.


Enredo Orientais VS ocidentais.


Entre os Games de RPG, os japoneses são em sua maioria, os que apresentam os enredos melhores e mais densos e emocionantes, desde os mais antigos até os mais modernos, podemos utilizar de exemplo o clássico Finanl Fantasy VI que tem um enredo fantástico muito bem elaborado, que prende o jogador até o final, existe vários outros também. Os enredos dos JRPG são normalmente lineares, apesar do mapa ser aberto em alguns casos, você não encontrara com facilidade JPRG que possuem a mesma liberdade de progressão igual à Fallout por exemplo.


Sistema de combate VS ocidentais


O sistema de combate em JRPG são geralmente batalha por turnos, mas sendo possível encontrar os mais variados estilo, os RPG americanos geralmente são de batalhas em tempo real, mas também sendo possível encontrar os mais variados tipos. Nesse caso também não existe melhor ou pior, mas apenas o seu estilo preferido. Eu gosto muito de games de batalha por turnos, ter de combinar itens, procurar a melhor ferramenta para cada situação, melhorar o seu personagem e ver a progressão dele, sei que não é o estilo preferido da maioria, mas é um estilo que eu gosto muito.


Trilha sonora


Quem nunca ficou emocionado ao menos uma vez com a abertura ou ao zerar algum JRPG provavelmente está mentindo. Alguns games Japoneses têm trilhas sonoras muito incríveis, verdadeiramente emocionantes. Existem compositores que ganharam fama compondo para games como é o caso do Nobuo Uematsu que ficou famoso por criar as trilhas sonoras de Final Fantasy, Chrono Trigger e também vários outros games. Mas esse é um quesito que pode ser aceito apenas se levarmos em consideração a época anterior a 2004, 2005 por que no quesito trilha sonora os RPG americanos atuais estão em pé de igualdade.


Disponibilidades de Games

Como qualquer grande fã de JRPG uma hora ou outra deve ter sentido uma certa falta de novos games para jogar, ainda existem bastante títulos de RPG em consoles portáteis como o 3DS, mas em consoles de mesa eles praticamente sumiram o últimos grande titulo foi Final Fantasy xv, e já faz algum tempo, o Nintendo Switch aparenta ser uma plataforma que recebera bastantes games desse gênero mas devemos esperar para conferir, até agora já havendo um certo tempo desde o seu lançamento não vimos muitos títulos nos consoles da Nintendo, o que nos restas é esperar.

Conclusão

Os JRPG são os meus preferidos, pelos pontos citados no texto acima, mas mesmo assim, tenho de admitir que os RPG Ocidentais estejam em alta no momento, tanto em números de títulos de peso, como em qualidade dos mesmo como exemplo de Fallout, Skyrim, The Witcher, Dragon Age, Mass Effect  entre outros, os ultimos RPG japonês de relevância lançado, foram Final Fantasy XV, Persona 5, com anuncio de um possível novo Xenoblade e talvez um Kingdom Heart e alguns outros títulos de franquias não tão conhecidas, ao menos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário